segunda-feira, junho 18, 2007

Num Estado Democrático

O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, entende que "quem foi escolhido para tomar decisões", o Governo, é que deve tomar a decisão sobre a localização do novo aeroporto.
O ministro do Trabalho considerou, este domingo, que a escolha da localização do novo aeroporto de Lisboa pertencerá sempre ao Governo e não a uma comissão de sábios.
"Não me venham com comissões de sábios. As comissões de sábios, se existem, podem servir para dar conselhos sábios, mas a decisão, num estado democrático, compete a quem foi escolhido para tomar decisões".

Com ministros deste o Engenheiro está tramado. Quando finalmente tinha conseguido alguma paz, durante seis meses, sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, vem um ministro que não tem nada a ver com o assunto e mostra de novo toda a arrogância e prepotência deste governo. Estão-se nas tintas para as opiniões dos outros, não ouvem nem querem ouvir, mesmo que aquilo que lhes queiram dizer seja dito por técnicos que realmente entendem dom assuntos. A sua vontade e os seus interesses sobrepõem-se ao que tecnicamente se prova ser o certo, aos interesses de todos nós. Como ele diz, é verdade que num estado democrático compete aos eleitos tomar decisões, mas têm de ser as correctas, porque num estado democrático, quem é eleito, tem de ser para governar para o bem de todos e não recebe um cheque em branco para quatro anos. Num estado democrático quem é eleito também pode ser “despedido” por quem o elegeu. Num estado democrático, atitudes antidemocráticas não podem ser admitidas. Num estado democrático há uma Constituição que tem de ser respeitada. Esperemos que os Srs. Silvas, este e o de Belém, se lembrem disso.
Este Sr. Silva devia era estar mais preocupado em fazer aquilo que o seu ministério deve fazer, Solidariedade Social. Este é o Sr. Silva que, em nome de uma falaciosa sustentabilidade da Segurança Social, aumentou a idade e reduziu o valor das reformas. Enquanto uns são obrigados a trabalhar mais de 40 anos e esperar até aos 65 anos para receberem só uma percentagem da reforma durante uma dúzia de anos, outros em 3 ou 4 anos passam a receber de imediato reformas milionárias, que vão acumulando com outras reformas e outros empregos ao longo da vida. Isto é, trabalham durante uma dúzia de anos para receberem durante 40, gastando os recursos que garantiriam haver dinheiro para pagar aqueles que trabalharam toda uma vida. Este é o Sr. Silva a quem o Engenheiro deve estar a puxar as orelhas neste momento.
.
Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

14 comentários:

  1. ... respeito as tuas ideias, acho piada aos teus bonecos... oh blog dos berloques, tens conceitos diferentes dos meus no que que concerne a democracia, a prepotência e arrogância, coincidimos em algumas, diferenciamo-nos noutras!!!... A vida é assim mesmo... em democracia!!!...

    ... esta governação tem "feitos" que desagradam a muitos, foi obrigada a isso pela herança que recebeu!!!... Faz doer, continua fazendo... tem um projecto que pretende concretizar, sabe dialogar, às vezes!!!...

    ... não quero ser tão radical como tu... oh berloquista, entendo aonde pretendes chegar, quero ver algo concretizado, não desdenho do que se arrastou durante tanto tempo, (OTA) de tratados assinados pelo partido do "bodyboard" (TGV)... em parte, este Silva tem razão em relação à oposição, penso!!!... Enfim... um simples apontamento meu, respeitando o teu "trabalho" ou "diversão séria e responsável", intervenção cívica, é evidente!!!... Abraço do Sherpas!!!...

    ResponderEliminar
  2. Kaos,

    com o seu olho de caçador o meu caro amigo já deve ter reparado que o desmantelador das reformas, Vieira da Silva, é vesgo. Como o Eanes, general, que trocava as vogais, mas que hoje é Honoris Opus ou Causa Dei, sei lá também era e é vesgo.

    E já agora faço um provérbio: com Vesgo e com mudo, nem no verão nem no entrudo.

    Há uma unidade entre a mente e o físico. Olhos de vesgo dão mentes vesgas, ou ao contrário, vice-versa e reciprocamente como dizia um engraçadíssimo cronista do defunto Diário de Lisboa.

    É incorrecto politicamente apontar os defeitos físicos? O povo sempre o fez e nunca se enganou, mas o povo não tem papas na língua nem moderadores de luvas brancas no sub-consciente a seleccionar "morceaux choisis".

    A análise física de um governante, portanto, deve ser impiedosa. Por exemplo já reparou, com o seu génio de Bordalo no ar de Roberto (ar e voz pespineta) do "engenhêro". E as pernas de canivete do dito? Como o homem se dá em "joggings" publicamente (moda entre os PMs) temos que levar com as pernas dele. Pois tem pernetas de galináceo. Um Roberto com pernetas de galináceo, terá sempre um Silva vesgo co barbas de Primeira república. O nosso governo tem as épocas confudidas, acho, bem como as políticas.

    O descontentamento começou já há uns meses. Começaram as vaias públicas. Algum governo anterior irritou tanto os portugueses como este? Não me lembro. Mas a arrogância merece paulada sistemática em cima. Não somos infantes, menores. Somos nós, povo, o garante da democracia, não o governo que é a nossa expressão.

    Pois temos que admitir honestamente isto. Enganámo-nos no voto. trocámos um Polichinelo por um Roberto. E agora? Podem-se convocar eleições anticipadas?

    Como é que se derruba, dentro da legalidade, um governo? É isto que importa, senão levamos com vesgos, robertos empinados em presidência europeia (A Europa também anda doida, como é que tem o Durão na presidência e está prometido arranjar lá um lugarinho para o Blair? Enquanto o Sarkozi publicamente cai de bêbedo?)

    Desenganem-se os que tem fé na Europa justa, equitativa, democarata. Essa Europa máo existe. É uma entidade platónica, um mito. A anormal da Merkel, o Papa a apertar as mãos, com um megasorriso ,ao sanguinário Bush? O Putinas?

    Parece que quanto mais vigarista um político mais sucesso tem. Cheguei à conclusão, que nacional e internacionalmente, são todos da mesma laia. Sinistros maristas por todo o lado. acompanhados por felistrecas.

    Mas não se desespere. Há que defenestrá-los como se fez ao Miguel de Vasconcelos. Assiterei com gosto forte ao seu fenecimento. É que não pensem nem por um minuto os senhores do governo que vão ter sucesso em ter as cabeças pensantes caladas.

    O movimento contra estes naufragosos governante cresce dia a dia, Os povos tem estas largas, mas não infinitas.

    ResponderEliminar
  3. Ops, Queria corrigir uns lapsos de "frappe"-

    assistirei e não assiterei.

    Os povos tem costas largas, e não estas largas.

    ResponderEliminar
  4. É isso Miguel Drummond, obrigado.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  5. E também dizer também que gostei do teu texto!
    Desculpa lá ter apontado as gralhitas, mas sou revisor!

    Um abraço,

    Miguel

    ResponderEliminar
  6. CHIÇA QUE COM TOLOS NEM PARA O CÉU ...
    Esse zarolho (que eu tb sou cocha e nem por isso deixo de ser lucida)além de zarolho é maluco e o que mais me "odmira" é que eles dizem o que lhes passa pela mona e o atrasado mental do chefe deles que tb é um GRANDE FILHO DE UM COMBOIO DE PUTAS não os chama á atenção ...ou eles falam tipo recadinho do chefe com ordem dele para depois não ser atacado pelo povoleu ...se assim é boa tatica ...já ontem dizia o MRS.

    Com estes cabrões nunca se está sossegado em casa ...

    beijão grande

    ResponderEliminar
  7. Sherpas,

    cada governo para justificar a falta de cumprimentos se desculpa com "heranças" que recebeu. Porém, quando se propuseram ser eleitos já sabiam o que a casa tinha e gastava, no entanto prometeram, prometeram mundos e fundos e depois foi o que se viu. Mas não há desculpa possível, ou eram incompetentes, por prometer coisas impossíveis, ou desonestos por faltar à palavra.
    Além disso, os governos que se tem sucedido desvirtuando o 25 de Abril tem todos em comum a arrogância que lhes sobe à cabeça mal assentam o traseiro na cadeira do poder.
    Este governo já mostrou ministros coléricos e tecno-burocratas iluminados em número suficiente para se perceber a massa de que é feito.
    Exemplos: o gorduchote da Saúde, que está a arrebentar com o sistema de saúde.Uma boa herança que recebeu e que convinha manter e melhorar, em vez de destruir. O pestana encerada das Obras Públicas, que se tornou sinónimo de asneira em todo o país, e diz e depois não diz, e bate o pé para dar jeito ao mestre e depois recua porque assim o Fuhrer o mandou. "Jamais! Jamais!" em francês diz ele.
    Este Vieira da caricatura , como diz o meu amigo Filipe, e bem o lembra, é vesgo e irritadiço. Que herança recebeu no sistema da segurança. Uma boa herança que competia fazer evoluir e melhorar mas está a desmantelá-la. O Pinho que diz dois disparates por frase, e cuja cara, apagada a borracha, não engana (vendeu o seu próprio património, lesando-nos a todos, a casa onde morou um homem luminoso, o Almeida Garrett). Tem uma ideia radical de turismo para golfistas emergentes e prados de relva regada a custo elevadíssimo num tempo de alteração climática em que se enfrentam prováveis secas e o preço da água sobe...
    O olho de lince do Kaos tem exposto aqui o perfil íntimo deste bonecos de Santo Aleixo que julgam que nos governam. Este blog não é só uma brincadeira, uma inócua caricatura. Com os seus bonecos o Kaos tem mostrado os bonecos que nos governam. Além disso, estes bonecos reunidos à roda do bacharel em engenharia são títeres às ordens da CIP, e estes por seu turno marionetes nas mãos das multinacionais kafkianas e sem rosto, pesadelo do nosso tempo de trivializante globalização.

    Diz o Sherpas que este governo tem projectos. Pois tem e são sinistros. Dar cabo do Litoral alentejano,(era uma estupenda herança e havia que conservá-la impoluta, íntegra, para bem da saúde do olhar de todos) mas este ministro avança saloiamente para a sua algarvização. (Projecto do Pinho com a benção do BES, condóminos para Melides com o inevitável e patético campo de golf). Importar um turismo de campos de golfe e transformar locais apetitosos num estupro verde. Mais turistas? Mas o governo não consegue vislumbrar que estamos fartos dos que já temos!

    O TGV? Para Lisboa ser o week-end barato dos madrilenos?
    Outro aeroporto? venham de barco! que é mais bonito.

    O projecto "modernista" deste governo está fora de prazo, estaria adequado há 40 anos atrás, Ninguém na Europa mais culta subscreveria as narrativas de modernização e desenvolvimento que este país quer. Sobretudo com os executantes desastrados que este governo apresenta, com uma bulimia de realização, um desejo de mostrar obra e como eles dizem, de "deixar marca". Ou seja de pôr os ferros no touro.

    O importante, e o que não vimos, era que este governo se preocupasse com as florestas e os incêndios, e com a Justiça - porque o caso da Casa Pia entre outros fede - e tem implicados, ou pelo menos altamente suspeitos, gente do topo socialista dirigente (Pedroso, Ferro) que entretanto foi posta a léguas do país, para ver se as águas acalmavam.

    Este governo tornou-se mais do que duvidoso, e as trapalhadas dos diplomas do bacharel são conhecidas de todo o país, que se ri à custa dele, mais ainda do que do velho Botas. Se alguém for arguido por causa de piadas ao engenheiro então quais Egas Monizes de piada ao pescoço devíamos todos, o país inteiro, apresentar-nos no tribunal.

    Mais autoestradas? Ridiculo. A Irlanda, um dos países com mais sucesso económico na Europa só tem 50 km ou 60 de autoestradas. Mantiveram as velhas estradas, mais poéticas e também mais práticas. Conservaram o que tinham, levantaram as ruínas segundo a traça original. Construíram de novo e segundo traça desenhada por arquitectos competentes, não dando como nós carta branca a um exército de patos bravos. Resultado: um país lindo de ver, sem a praga das autoestradas "estruturantes" que acabam por dividir as populações próximas.

    O "modernismo" e a pulsão reformista deste governo que quer mexer em tudo, deixar marcas em tudo, evidenciando um radicalismo funesto que já passou à história é que se deve absolutamente pôr em causa. Porque entretanto estamos a destruir o nosso país, a nossa saúde, os nossos filhos sem falar, last but not the least nos nossos petiscos! A azeitona em containers de plástico! A plastificação da realidade, a autoestradização, os condóminos pífios no litoral, a frente do rio Tejo que começa a ser destruída! Vão-se embora socialistas!

    ResponderEliminar
  8. Se os anarquistas ainda mexessem com aqueles dizeres fantásticos da década de 70, certamente criariam o slogan: «Reserva ecológica no Tejo? Patos bravos ao poder!» ou «Pato Bravo! A única espécie a preservar». Como afirmou um especialista em antropologia, qualquer dia somos um país de betão povoado por amnésicos ... espaço ambiental, património histórico e identidade paisagística isso é só lá para os nórdicos que detem a «massa cinzenta». Aqui a «massa» é sinónimo de «cacau»... também gostei de saber que em dossiers e cds relativos ao estudo da viabilidade da Ota já vão 200 Kg...

    ResponderEliminar
  9. qual engenheiro?
    não existe nenhum engenheiro para puxar as orelhas ao deficiente que proferiu as bacoradas!
    existe um falso engenheiro que ordena aos lacaios o discurso do "quero, posso e mando"...
    abraço

    ResponderEliminar
  10. ... meu caro Drumond de tudo que escreveste... não sou alheio, já o escrevi, já o comentei à saciedade, quantas vezes não li, sei lá!!!... Males maiores que se foram acumulando, desgastando um País que, bem governado, poderia ser o espelho da Europa!!!... Facto consumado, defeito com que insistem quando se alternam no PODER, rosas ou alaranjados!!!...

    ... obras de vulto, acimentadas, gulosas para os patos bravos e sus compagnons de route, algumas "deixas" que se encaminham para os bolsos de alguns, realidade com que deparamos, a todos os níveis!!!... Bastante chamei a atenção para esta propensão dos políticos que se alcandoram ao executivo, ainda mais agora... maioria absoluta no legislativo, também!!!... Fui mais radical, fui acutilante para o fujão, para o ministro relâmpago, fugaz pela rapidez com se dissolveu, o "man" das gajas, bom rapaz... isso aparenta, não pretendo continuar nessa linha, quero ver o que se conseguiu fazer no fim desta legislatura!!!... Não tenho filiação política, sou português e...sinto pena de muita COISA que vejo!!!... Gostaria que isto mudasse, por essa razão... moderei-me, um pouco!!!... Sobre "canalhadas" passadas, "roubalheiras" de estalo, não esqueço e... não me calo!!!... Por estas, por outras... aqui venho observar os bonecos do Kaos, ler o que escreve, concordar ou discordar, rir-me às vezes!!!... Abraço do Sherpas!!!...

    ResponderEliminar
  11. os próximos 2 anos serão terríveis...

    ResponderEliminar
  12. Estamos quase todos a ser prejudicados com a luta cega para combater o défice e qualquer dia até os Sem Abrigo vão pagar o IMI, Imposto Municipal sobre Imóveis.
    Quando olho para uma nota de 5 euros mais me parece uma de vinte escudos, antes da adesão.
    Estou absolutamente convencido de que fomos vigarizados pela Europa quando foram definidas as taxas de conversão, não tinhamos (e não temos) Governo à altura para defender os nossos interesses.

    ResponderEliminar
  13. Li com toda a atenção os oportuníssimos comentários acima.
    Eu subscrevia-os por inteiro e só tenho pena de não ter sido eu a escrevê-los.
    Mas não estou de acordo num único ponto; Chamar socialista a toda esta canalha inculta é ofender quem tanto lutou, alguns com as próprias vidas pela libertação deste país. Chamemo-lhes antes chuchas, incompetentes, ditadores, arrogantes, pirosos, pedantes, amarelos ou rosáceos.
    Ou traidores, que é o que eles são! Socialistas, NUNCA!

    ResponderEliminar
  14. Iap... Este ministro é mais um OTArio!... E quem votou neles ainda é mais OTArio que ele!...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger