quinta-feira, março 20, 2008

Politicas sociais que cheiram mal

Cheira mal

«À partida seria uma boa notícia para quem tem que comprar medicamentos: o Governo decidiu baixar em 2007 o preço dos fármacos em seis por cento. Mas agora é o próprio presidente do Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), Vasco Maria, quem reconhece que os doentes não beneficiaram daquela descida. Os ganhos ficaram todos no Estado, que, enquanto baixava o preço final, cortava também na comparticipação que está a seu cargo na generalidade dos medicamentos.»
IN “Portugal Diário

Quem não se lembra desta medida, anunciada com grandes parangonas como sendo um enorme beneficio para os utentes, pelo governo e que, como se vê, nada mais foi que mais uma forma de poupança, mas para o governo. Estas são as grandes medidas sociais deste governo. Tão ridícula como o é considerar que abrir uma linha de crédito para os Estudantes Universitários possam pagar as propinas que o governo não para de aumentar é um dos exemplos daquilo que são os benefícios sociais deste governo. Fazer os jovens iniciarem a sua vida profissional, isto se tiverem a sorte de encontrar um emprego, já endividados, não me parece ser nada de muito benéfico a não ser para os bancos. Ainda hoje o Engenheiro foi ao Parlamento dizer que os portugueses com mais de 65 anos passarão a pagar só metade da taxa moderadora nas consultas. Até ele teve de reconhecer que a medida serve pouca gente, já que 80% destes idosos já estavam isentos desse pagamento. Não critico a medida, é certamente boa, mas não será hipócrita ser tomada por quem durante estes anos não parou de aumentar essas mesma taxas e criou muitas outras? Dá a ideia de que nos vieram roubar o prato de comida, para depois nos atirar um osso com grande pompa e circunstância da sua benevolência. Eu por mim dispenso este tipo de favores, mas também de politicas do Engenheiro.

Contribuição para o Echelon: NATOA, sneakers, UXO

3 comentários:

  1. Qué dezer, esse gajo é mesmo engenheiro, mas da mentira, olé, tá-se vendo...

    ResponderEliminar
  2. O Público, P2, secção Blogues em Papel reproduz o texto colado ao "Piercing".

    Eles estão atentos à leitura!
    É preciso continuar, bem sabemos que somos a água mole mas, a pedra deles, já foi mais dura.
    Entretanto um conjunto substancial de CE's de Coimbra pediu a suspensão do modelo que recua e não recua porque "era o que faltava"!
    Parabéns Kaos

    ResponderEliminar
  3. De gentalha desta diz-se, cá pelos meus lados, que dão um chouriço a quem lhes der um porco.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger