quarta-feira, abril 23, 2008

1001 maneiras de ser despedido

As receitas do Sócrtaes

Foram ontem apresentadas as novas propostas do Governo para alterar a lei laboral. A intenção, dizem eles, é flexibilizar mais os horários de trabalho e lutar mais contra o trabalho precário. Desta vez não estão a mentir. Ainda não li todas as mediadas de flexibilização que propõem e só conheço aquelas que foram faladas nas noticias. Nesta flexigurança à portuguesa a flexibilidade parece estar lá toda, não me lembro é de ter ouvido falar nada da parte da segurança. Luta-se contra a precariedade do emprego dizem. Quem tiver trabalhadores a prazo ou pagos a recibo verde vai ter de descontar para a segurança social uma parte do que antes era suportado pelo trabalhador. Parece fixe, não parece? Para a combater ainda mais esse flagelo, até vão dar benefícios fiscais às empresas que só tenham trabalhadores com contrato definitivo. Também parece bom, não parece? Só que nem sempre o que parece é, porque se pensarmos um bocadinho podemos perceber que tornando o despedimento livre, acaba para os patrões a necessidade de fazerem contratos a prazo. Todos passamos a estar contratados a prazo, ao prazo que o patrão quiser e desejar. Não lhe lambeste bem as botas, rua. Queres o quê? Aumentos? Rua. Hoje não podes ficar a trabalhar até mais tarde porque tens que ir buscar os teus filhos à escola? Rua. Não admira que os patrões gostem da ideia e aplaudam as medidas do governo. Passam a ter todos os trabalhadores com a prática dos precários e ainda vão ganhar uns benefícios fiscais.
Agora está na hora de ir ler a proposta desta lei e começar afazer contas à vida. Não ao dinheiro, que esse já é pouco e já sabemos que não chega ao fim do mês, mas ao que vamos ter de fazer no trabalho e quais os direitos que vamos deixar de poder usufruir. Não por serem proibidos mas porque podem irritar o patrão.

Contributo para o Echelon: Electronic Surveillance, MI-17

9 comentários:

  1. Quando fiz pela primeira vez o exme de condução, chumbei... bem chumbada, diga-se de passagem: passei um vermelho!
    Quando alguém estiver em vias de ser despedido, siga o meu exemplo: passe um vermelho... passe-se dos carretos...faça o que lhe der na real gana! Afinal, não pode haver anarquia unilateral!

    ResponderEliminar
  2. Leis feitas com a maior filha da putice,.....

    Fascistas modernaços...até quando ???

    ResponderEliminar
  3. Todo este complicado processo deve dar emprego a muitos juristas, assessores, advogados sociólogos...etc., todos pessoal de gabinete.
    Seria mais importante desenvolver a indústria, a agricultura e as pescas, produzindo riqueza e dando emprego às pessoas no terreno.

    ResponderEliminar
  4. Vivo num Portugal de MENTIRAS !

    As "únicas" VERDADES, as duras realidades ... são os IMPOSTOS !

    ResponderEliminar
  5. Bom KAOS, não alternativa a não ser mostrar a força a estees senhores, desculpa palhaços, que o povo não anda a dormir, temos de meter a mão à obra, eu por aqui por onde vivo vou desencadear um pequenos KAOS na cidade pois é governada por pessoas do P.S. bem como a Camara Municipal. Pois bem, precisamos de um clic para avançar com qualquer coisa então vamos dar qualquer coisa a estes senhores.
    Chega e basta da besta. Vamos desencadear uma pequena cidade para ver se chegamos à grande cidade, isto anda muito parado, o rebanho precisa de ovelhas negras, das más para colocar o pastor a andar dali pra fora.
    Ajunten-se ó carneirada mole, que lobo anda por aí com pele de cordeiro, vamos a eles. Até os comemos...

    ResponderEliminar
  6. A nova lei é uma porta aberta para o assédio sexual...ou dás ou és inadaptada!!! É uma vergonha o que se passa neste país governado por senhores que se dizem socialistas!!! Se o stress dos trabalhadores já é enorme pelas exigências de produtividade cada vez maiores ou que será quando a todo o momento começarem a ter o seu emprego em risco?

    ResponderEliminar
  7. Cada vez mais estes pulhas, aliados do capitalismo mais selvagem, fazem o que querem e ainda lhes sobra tempo. Continuamos a ser uns paus-mandados deste sistema que nos tritura a alma e nos destrói os sentimentos. Só com a mudança de sistema o povo poderá voltar a sonhar.

    Abraço e viva a revolução

    ResponderEliminar
  8. Há quem pense que precariedade são recibos verdes. Há contratos encapuçados na AP que também são precários. Os contratos Administrativos de Provimento. Podem durar décadas mas um dia podem acabar simplesmente porque sim. Digo a brincar que a minha situação se inverteu. Os filhos trazem positivas e eu colecciono negativas. Preciso de um plano de recuperação com urgência.

    ResponderEliminar
  9. Ó povo, ACORDA.
    Deixa-te da merda dos futebóis e das telenovelas. Toma consciência de que o teu futuro está hipotecado a curto prazo.
    A fome e a miséria estão à distância de uma nova maioria absoluta. DESPERTA PARA A REALIDADE, PORRA!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger