segunda-feira, agosto 11, 2008

Os Senhores da Guerra

Senhor da Guerra

«Terminou sem consenso a terceira reunião de emergência da ONU para discutir o conflito entre Rússia e Geórgia. Como os russos são membros permanentes do Conselho, e têm poder de veto, nada pôde ser decidido. A ONU alertou apenas para o perigo da guerra se alastrar para além do território da Ossétia do Sul. A situação no Conselho lembra os velhos tempo de guerra-fria, com Estados Unidos e Inglaterra apoiando a Geórgia e contrários aos interesses russos.»

Não sou especialista em politica mundial, nem em conflitos regionais, nem sei o suficiente sobre história daquela parte do mundo para entender perfeitamente o que se passa na Ossétia do Sul. Sei que há lá gente a sofrer como mostram imagens que já vi. Sei que há bairros de uma população inocente e indefesa a serem bombardeados, a morrerem em nome dos Senhores da Guerra. Sei que há crimes a serem cometidos e que não basta, mais tarde levar ao tribunal de Haia alguns a quem se atiram para cima com todas as culpas. Mais culpados que eles são aqueles que estão sentados nas poltronas das grandes potências mundiais, são aqueles que não só o permitem, como incentivam e armam, são aqueles que só olham ao lucro. Há muito que os Bushes e os Putins deste mundo mundo deveriam estar presos. Neste caso, se ainda estivéssemos a falar da URSS todo o mundo levantaria a voz em protesto, mas como falamos da Rússia e do seu petróleo, do seu gás natural e da necessidade desesperada que a Europa, especialmente a Alemanha, tem dessa energia, todos olham para os Jogos Olímpicos e abandonam aquela gente. Que direito tem qualquer país, seja a Rússia, a América ou outro qualquer para poder vetar o fim de mortes e destruição? Como pode o mundo ficar refém do direito à prepotência de alguns bandidos?

PS:Pelo que li a Rússia até terá alguma razão neste caso já que o agressor foi a Georgea, mas isso em nada altera o sofrimento e a morte causada por bombardeamentos sobre populações civis.

Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN

23 comentários:

  1. É "petróleo" e não "petrólio".

    ResponderEliminar
  2. anonimo:
    E está escrito petróleo não está? Sei que dou erros, mas desta vez não vejo onde. Mesmo assim obrigado

    ResponderEliminar
  3. Ora bolas...
    E eu que pinsaba que era por causa do... pitrólio...!

    ResponderEliminar
  4. Pitróilo?, Ouro negro pá!

    ResponderEliminar
  5. É o pitol.

    É a ditadura capitalista.

    São ódios antigos.

    É a merda desta gente, que não presta para nada.

    São os interesses do capital a sobreporem-se às pessoas.

    É, é, é, é.....

    ResponderEliminar
  6. O Bush como não poderia deixar de ser vai fazer merda até ao fim do seu mandato. E naturalmente está por detrás deste acto irresponsável da Geórgia que até pode ficar com a espinha partida. E os russo que até encontraram um excelente argumento para contra-atacar, vão depois colher os benefícios da exploração petrolífera e de gás natural.

    ResponderEliminar
  7. 'It's the NATO,stupid'...

    ResponderEliminar
  8. Kaos olha que nao, olha que não....! O Bush quer fazer a mesma coisa que fez com a Sérvia, só que com a Russia vai necessáriamente ser muito diferente,...os agressores foram os Georgianos e obedeceram a ordens dos américas,...informa-te melhor por favor antes de dizeres bacoradas...! é claro que a Russia não pode tolerar que a NATO se instale na Georgia por motivos óbvios...ou ainda não viste porquê ????

    ResponderEliminar
  9. Kaos
    O 1º anónimo referia-se ao título que aparece no boneco, está escrito:
    "ELE CONTROLA O PETROLIO, ELE CONTROLA O GÁS NATURAL.ELE TEM A EUROPA NAS MÃOS"

    Desta forma acabas de fundamentar o ataque Georgiano à Ossétia do Sul com o patrocínio do cartel norte americano Bush, Cheney e Condoleezza.
    Eles, os do cartel USA, querem ter o exclusivo mundial dos recursos naturais que se traduzem em combustível. O mais grave é que acreditam piamente que são capazes e, que Deus está com eles!

    Procura o discurso de Hitler em :
    http://www.ihr.org/jhr/v08/v08p389_Hitler.html

    Deixa que te adiante 2 pequenos extratos e compara-os com os discursos de Bush:

    1º "If Providence has deemed that the German people are not to be spared this struggle, then I am thankful that She has entrusted me with the leadership..."

    2º "Our opponents should not deceive themselves. In the two thousand years of recorded German history, our people have never been more determined and united than today. The Lord of the universe has been so generous to us in recent years that we bow in gratitude before a Providence that has permitted us to be members of such a great nation. We thank Him, that along with those in earlier and coming generations of the German nation, our deeds of honor may also be recorded in the eternal book of German history!"

    Hitler’s Reichstag Speech of December 11, 1941


    E ESTA HEIM!


    Ouss

    ResponderEliminar
  10. Mugabe:
    Olha que não porquê? Pergunta aos que estão a sofrer, a ser bombardeados. Quero lá saber de culpas e de razões, são todos assassinos quer falem Inglês ou Russo.

    Sensei:
    Todos sabemos que a luta pelos recursos naturais veio para ficar e isso é que é grave, sobretudo para quem os tem nos seus territórios. Acabam massacrados pelos poderes.
    PS Obrigado por me mostrares o erro

    ResponderEliminar
  11. Kaos o teu caso é muito grave....não queres saber de que lado está a razão ? isso é grave meu caro....lamento por ti! por causa de atitudes como a tua é que há pessoas a sofrer e a morrer...tu não queres saber...só sabes que está mal....muito fraco meu caro,...completamente criminosa essa tua posição,..desculpa a franqueza mas é o que eu penso!!!

    ResponderEliminar
  12. -O outro o do Brecht, também não queria saber porque eram todos...até que um dia lhe tocaram a porta. Tens razão mugabe há que tomar partido mesmo sabendo que não é o melhor mas aqui aplicasse o principio "os inimigos dos meus inimigos meus amigos são"

    ResponderEliminar
  13. http://porquemedizem.blogspot.com/2008/08/dedicado-mikhail-saakashvili-com-todo-o.html#links

    ResponderEliminar
  14. Mugabe não sejas mauzinho, eu compreendo o Kaos, no seu ponto de vista há razão, ou seja entra a rocha e o mar, quem se lixa é o mexilhão. Embora seja uma visão um tanto redutora do jogo no seu todo, ele apenas se refere que na guerra por muito justificada que se nos apresente, há pessoas, homens, mulheres e crianças a morrer e nenhuma vida pode ser contabilizada.
    Eu sei e, o Kaos também sabe que a Georgia atacou e inclusive assassinou criminosamente 2000 civis, alguns foram colocados em casa que foram fechadas, sendo depois incendiadas com as pessoas vivas lá dentro e. isto é crime de guerra.
    Os Georgios atacaram com misseis alvos civis.
    Os Russos em resposta pela Ossétia, atacaram alvos militares, mas os militares da Geórgia escudaram-se com os civis e todos sabemos o que isso significa.

    A Guerra é sempre algo que me faz ter vergonha quando me olho ao espelho e vejo que sou humano como eles. Por outro lado entristece-me quando vejo que sou humano como as vítimas.

    Ouss

    ResponderEliminar
  15. Sensei,...sei muito bem o que é a guerra e os seus horrores, por isso sou frontalmente contra qualquer guerra,...mas isso não significa que fique de braços cruzados quando uma potência militar e os seus lacaios, neste caso georgianos atacam com fins provocatórios e interesseiros uma província que se quer separar deles

    E sobre o Kaos eu sei que ele é progressista mas ou tem falta de cultura política, não é clarividente e é demagógico e ser demagógico como todos sabemos é perigossíssimo !! Abraço!

    ResponderEliminar
  16. Mugabe:
    Posso ser demagógico, parvo e tudo aquilo que desejares, mas prefiro colocar-me na pele daqueles a quem as bombas matam e estropiam. Esses são aqueles que merecem o nosso apoio, a nossa solidariedade e por quem vale a pena lutar. Os outros, por mais ou menos razões que tenham são Senhores da guerra, assassinos que jogam com a vida de inocentes em nome de interesses económicos e militares. Posso ser ingénuo, mas considero que a morte possa ser justificada.

    ResponderEliminar
  17. Quero que fo....da os interesses, quero que se fo....da os jogos de guerra, quero que se fo....dam os Putin's, os Bush's e essa cambada toda, alemães, ingleses, etc., vocês não vêm que é tudo a mesma merda, o que me interessa é não haver guerra, vocês não vêm que o que move esta gente é o dinheiro, o poder, não vêm o grande capital internacional a manobrar esta porra toda, não vêm o petróleo a subir, a quem interessa estas guerras? ao Povo não é com certeza. Deixem-se de teorias geo-políticas.

    Abraço de paz a todos

    ResponderEliminar
  18. ó kaos tu não me fodas,.....então pões no mesmo plano os agressores e os agredidos ??? os Ossétias foram bombardeados pelos georgianos com apoio EUA...e agora ??? o que é que tu fazes ??? diz-me lá....! não queres saber pois.....

    então se agredirem o teu país não fazes nada? nem agradeces quem te venha ajudar por não teres meios ??? se continuares com a tua falta de argumentos e a meter todos no mesmo saco isso já é estupidez a mais...
    e o teu fiel escudeiro também é estúpido que nem uma porta,...já tou farto de o aturar....!!

    ResponderEliminar
  19. Tenham calma! Estamos a debater ideias de cada um.
    O Putin claro que não é santo nenhum, mas agiu porque teve de agir, claro que os pipelines e os oleadutos pesaram, sem dúvida que pesaram na atitude da Russia, pois eu também acredito que se não fossem essas fontes de riqueza, o povo da provincia de Ossétia Sul ainda a esta hora estava a ser bárbaramente assassinado pelos Georgianos em larga escala, agora resta saber se Putin sabe quando parar, pois acredito que ele vai fazer a sua pequena demonstração de força intimidatória.
    Agora se me perguntarem que culpa tem o povo Geórgiano desta merda toda, eu seguramente que direi, tanta como o da Ossétia do Sul, ou seja NENHUMA, mas seguramente que foram e são ambos os povos a pagar o preço mais elevado, COM AS SUAS VIDAS.

    ResponderEliminar
  20. Ó pázinhos não me fodam, então e os Palestinianos? não são invadidos todos os dias, tem o seu país ocupado à anos e que fizeram o Putin, o Bush, e toda esta corja de hipócritas. Agora até o filho de puta do Bush vem mandar recadinhos ao Putin que tem de retirar, mais isto, mais aquilo. Então que fez ele no Iraque? não fez a mesma merda? que quer ele agora? abriu um perigoso precedente, não me admirava nada o Irão (como candidato a potência regional) invadisse um qualquer país vizinho, a Espanha invadisse Portugal, e por aí fora, até, quem sabe, os tripeiros marcharem sobre a capital, ou vice-versa.

    O que vale é que esta merda de Mundo dão dura mais de 50 anos, depois, talvez, um Mundo novo surja.

    ResponderEliminar
  21. Mugabe:
    Ponho no mesmo plano os dois porque são iguais. Nenhum é santo. Pode haver razão de um num caso, mas haverá outros em que poderá ser ao contrário. Falo é de quem leva com as bombas e não de quem, sentado nas suas poltronas, as manda atirar. Castiguem-se os culpados e não as populações inocentes. Sou um pacifista e nada justifica genocídios e mortes de inocentes. Sou estúpido? Talvez, mas se até já uma vez me acusaste de ser racista por isso...fica bem.

    ResponderEliminar
  22. a guerra apenas serve a quem a fomenta.
    Tristes ventos que sopram num mundo que parece nada aprender com a história.
    beijo

    ResponderEliminar
  23. Hoje dia 13/8/08, segundo as notícias o filho da putin mandou acabar a guerra. O Sarkosi (desta vez sem a sua boazona esposa) foi a Moscovo e chamou a si o êxito do términos das hostilidades.

    Cá para mim o dito Putin está-se cagando para o francês, isto (digo mini-guerra) foi uma mostra de força dos russos, que a têm de facto. E foi um sinal (como agora se diz) à CE e aos USA's, ponham-se a pau, que a guerra-fria não acabou.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger