segunda-feira, agosto 14, 2006

Um Americano Inteligente?

Quem diria que um ex vice-presidente de Bill Clinton ainda me viria a surpreender positivamente até prova em contrário? Ao agir publicamente e favor da causa ambiental, procurando alertar a Humanidade para a ameaça das mudanças climáticas, Al Gore converte-se aos olhos dos media no “profeta ecológico” da nossa era. Propondo alterações e reajustamentos a cada um de nós em geral e aos dirigentes políticos em paricular, Al Gore procura obter o apoio global para a inversão do sentido do actual quadro de esbanjamento desenfreado e inconsequente dos recursos com que se depara a Humanidade. Como fazê-lo - eis o eterno dilema. E como qualquer dilema economicista que se preza, duas vertentes: a crise e a oportunidade: “…todas estas crises abrem oportunidades, e a crise do clima não só é uma das mais perigosas e com a qual nunca nos confrontámos, como também uma das maiores oportunidades que se nos apresenta para uma mudança positiva, que solucione a crise ao mesmo tempo que melhora a nossa vida.”. Al Gore tinha já atrás referido que “o peso de uma mudança deve ser repartido, tal como as oportunidades que se apresentam. Por exemplo, temos a oportunidade de pôr em marcha um grande programa para fabricar combustível a partir do etanol da celulose…” .
Espero sinceramente que este senhor, que tem a possibilidade de lançar a campanha através do filme An Incovenient Truth, no qual se mostra ao mundo a eminência da catástrofe provocada pelas mudanças climáticas, esteja cheio de boas intenções e que disponha de bases científicas para afirmar que ainda há tempo para deter essa catástrofe. Oxalá continue a dar provas do seu empenho em mudar o mundo e que todo este entusiasmo seja real e que não se venha a resumir a uma troca de papéis, num jogo de poderes e interesses entre crise e oportunidade. Em crise estaria então o modelo económico actual do neo-liberalismo imperialista que os nossos dirigentes aqui do burgo apoiam e procuram imitar apesar da crise que eles próprios nos atiram em cara; em ascenção estaria todo um outro mundo de oportunidades que se abriria face à global reestruturação dos recursos, inclusive os financeiros, ou seja todo um novo universo de negócios e investimentos .
Só o tempo nos dirá se Al Gore está realmente a investir na oportunidade que afirma ainda possível de manter o planeta e a Humanidade, ou se, pelo contrário, as suas boas intenções se converterão apenas em novas formas de oportunismo com o propósito de enriquecer outros homens.

(aconselha-se a leitura integral da entrevista de J.M. Martí Font a Al Gore, em exclusivo El País/Visão, Visão de 3 a 9 de Agosto de 2006).

14 comentários:

  1. Eu desconfio sempre destes Americanos, que normalmente não dão ponto sem nó. Mas, face à situação actual em que se nada for feito corremos rápidamente para uma o fim da possibilidade da existencia humana neste planeta, talvez haja quem realmente queira fazer alguma coisa.
    Não é com Kiotos, que acabou por ser mais um negócio que uma solução que lá vamos. Há que haver coragem de parar com a exploração desenfreada dos recursos naturais e compreender que este estilo de vida consumista e esta ideia de produtividade a todo o custo não pode continuar.
    bjos

    ResponderEliminar
  2. imagine-se agora se Gore não tivesse sido batido pela marosca na Flórida e se Bush não estivesse no Poder... Haveria aquele buraco que é hoje o Iraque? E os EUA estariam do lado da China no que respeita a Quioto, ou seriam aquilo que deviam efectivamente ser: líderes do Mundo pelo seu Exemplo, e não através da expressão dura da Força Militar?

    Se calhar sonho, mas acho que Gore seria um candidato completamente diferente...

    ResponderEliminar
  3. eu cá sou muito desconfiada. Não acredito que ele seja "um bom samaritano". Outros interesses devem estar por detrás qeu ainda não se vislumbram...mas dou o benefício a dúvida.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. eu então, pragmático, acho que sem dúvida que com o Gore, e também com a Hillary, com certeza que se dariam passos num caminho menos bélico.

    Não interessa se há outros interesses acoplados, porque isso há sempre, e os políticos têm de saber lidar com as forças em presença, o que interessa é que, na resultante, se caminhe para melhor

    ResponderEliminar
  5. Sempre que aponta no horizonte uma nova tendencia de pensamento sempre aparece junto algum engraçadinho pra tentar se fazer as custas do trabalho dos outros...sei lá...mas de boa vontade está cheio o inferno!!!!Há de se tomar cuidado pois o camarada afinal era "compincha" do Clinton...

    ResponderEliminar
  6. A mim cheira-me que o etanol e a celulose lhe andam a abrir o apetite...

    ResponderEliminar
  7. Está cada vez mais difícil confiar nos políticos mesmo se estes escolhem o caminho do activismo na defesa da mais urgente das causas - a do ambiente. A seu tempo será possível separar o trigo do joio. O pior é que tratados como o de Quioto não são para respeitar mas sim para negociar! Entretanto é provável que a Humanidade ganhe uma maior consciência do perigo que corre e exija aos dirigentes que tomem medidas concretas para travar os excessos.

    ResponderEliminar
  8. Olhe, meu caro Kaos, se, naquelas fatídicas eleições fraudulentas em que o cretino do Bush foi empurrado vencedor, para a frente do Al Gore...,
    dizia
    eu
    de
    que,
    o Mundo teria sido substancialmente diferente...

    ResponderEliminar
  9. A mim surpreendeu-me sempre pela positiva...

    ResponderEliminar
  10. eu, é uma kpk :)

    ResponderEliminar
  11. tou a ver que aqui os politicos workam 366 dias por ano!

    eeheh... abraço

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6/3/07 19:51

    best regards, nice info » »

    ResponderEliminar
  13. Anónimo5/5/13 15:33

    Υouг reρоrt fеatureѕ cοnfirmeԁ benеfiсial to me
    ρersonally. ӏt’s extremely helpful аnd you really
    are naturallу νery knοwledgeаble in thіs field.
    You gеt popped οur face to be able to numerous thoughts about thiѕ κіnd of mаtteг
    along with intriguing and reliable content mateгial.



    Ηerе is my webpagе; Buy Valium

    ResponderEliminar

Powered By Blogger