terça-feira, setembro 12, 2006

Poucos Prós, Muitos Contras

Hoje ouvi o “Prós e Contras” com um debate, sobre o 11 de Setembro, com Pacheco Pereira vs Mário Soares.
O Pacheco Pereira passou toda a noite a falar do racional. O racional que é, a posição Bushiana de transformar a luta contra o terrorismo numa guerra, da irresponsabilidade Europeia, com excepção do Blair, de o olharem somente como terrorismo e da irracionalidade de todo o mundo Islamita. Para ele, no 11 de Setembro começou uma guerra, diferente das outras guerras e que por isso o direito internacional e até a própria Convenção de Genebra deixaram de fazer sentido. O que Pacheco Pereira ali protagonizou, foram todos aqueles que vêm a impossibilidade de convivência entre culturas e civilizações diferentes. Uma espécie de racismo global. Se as outras civilizações não aceitarem ser igual às nossas, pela sua incompatibilidade, a solução só pode passar pelo seu fim forçado a ferro e pelo fogo. Como se encontram do lado do aparentemente mais forte, pelo armamento e tecnologia de guerra que possui, defendem que essa força deve ser utilizada, para se sentirem mais seguros sob esse escudo bélico. Esquecem é que quem muitas vezes os “Davides” vencem os “Golias” e depois é que é um ai ai que eles são maus. Anda “Pacheco”.
.
Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

8 comentários:

  1. coitado do JPP...

    (e ainda havemos de ter saudades do velhote..)

    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Pá, eu também fui ouvindo, enquanto corrigia aqui umas coisas. O gajo está insano. Nunca fui daqueles que gostam de bater nele, por uma série de razões (uma delas, um livro de capa, e não só, vermelha que guardo com alguma estima!), mas desta vez a ideia que fica é a de que cada um assumiu que iria defender uma posição, para dar mais brilho ao debate, e aí vai aço.

    ResponderEliminar
  3. Estes foram escolhidos a dedo...lollll


    BeijInha

    ResponderEliminar
  4. Olá Kaos!
    Voltei, não estive de férias mas tive mesmo que fazer uma pausa.
    Estou "on" de "antenas ligadas", mas sem o meu portátil ainda. (Tenho que pedir licença aos filhos).
    Pois também eu vi, o que tu viste e tb eu senti em relação ao Pacheco Pereira, um certo "racismo" na sua análise. Do Mário Soares não esperava outra coisa pois ao longo do tempo tenho-o ouvido dizer o mesmo o que me leva a concordar com ele em grande parte.
    Estamos aí!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. e mais palavras para quê?
    jinhos

    ResponderEliminar
  6. Bom eu vi esse programa. E o melhor que ouvi foi um Historiador que se chama Manuel Loff. Pena é que a Fátinha (ao seu pior nível)não tenha dado mais antena a esse Manuel. Quanto ao resto Pacheco esteve em delírio febril quase constante com destaque para a suas afirmações finais. Mário Soares oscilou entre o patético e o senil. Foi um mau debate. Mas serviu para constatar mais uma vez que as opiniões se dividem e são mais ou menos irredutíveis e "fifty/fifty" por esse Mundo fora. O que não augura nada de bom para o futuro. Como o respeitinho é muito bonito, não vejo como desfazer este imbróglio a não ser esperar que o bom senso ganhe terreno em definitivo sobretudo por parte dos mais jovens.
    Ah a Helena Matos, coitada, também perdeu uma boa oportunidade de estar calada...

    ResponderEliminar
  7. hoje em dia, quando vejo (e vejo) a carantonha do pacheco ou de outro qualquer "opinion maker" na tv ou na rádio, faço logo zap. Estou farto de que formatem o meu pensamento, e este pacheco, mais o seu amigo marcelo são dos maiores "formatadores de mentes" deste país!

    e que trabalho têm feito!

    ResponderEliminar
  8. Kaos,
    Disseste no post anterior que não ias falar do 11 de Setembro, afinal não cumpriste... E para escrever aquilo que escreveste mais valia teres cumprido...eh! eh! eh!
    Se queres a minha opinião acho que o JPP tem CARRADAS de razão.
    By the way, ouviste o Nº2 da Al-Qaeda dizer que o terrorismo acabava se os USA se convertessem ao islamismo? Mas disso não vos interessa falar...as usual!
    Um abraço!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger